Criado em 2008, o Programa Agenda Água na Escola é uma iniciativa de educação ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA). O objetivo principal de suas ações é a formação de jovens gestores ambientais de água e floresta. Para tal, são realizados cursos, oficinas e, principalmente, expedições ambientais para alunos de escolas públicas, que tem assim a oportunidade de monitorar a qualidade da água dos rios, apoiar o controle de ocupação e conservação da faixa marginal de proteção dos mesmos, entre outras atividades.

A ideia é incentivar escolas a adotarem trechos de rios através do cuidado e preservação da água. Dessa forma, o jovem gestor aprende a exercer sua cidadania em projetos de recuperação ambiental em seu município. De quebra, a Política Estadual de Gerenciamentos de Recursos Hídricos e os Comitês de Bacia, assim como as Ongs que atuam nessa área, acabam fortalecidos com o apoio das escolas e dos novos gestores.

O nome “Agenda Água na Escola” é fruto da ideia se criar, junto às escolas, uma agenda de prioridades na recuperação dos rios, identificando possíveis soluções locais e, ainda, criando uma rede de comunicação e divulgação das ações na bacia hidrográfica trabalhada (Rede Agenda Água na Escola). Todos os dados coletados e novidades ficam disponíveis aqui mesmo, no site do projeto (www.agendaaguanaescola.eco.br).


Em seus dois primeiros anos, o Agenda Água na Escola foi realizado em cinco regiões hidrográficas: Lagos São João, Baixo Paraíba do Sul, Itabapoana, Macaé, Rio das Ostras e Rio Dois Rios. Esse conjunto de regiões engloba 46 municípios e 96 escolas que foram beneficiadas com o programa.

Os recursos em um primeiro momento foram disponibilizados pelo FECAM - Fundo Estadual de Conservação Ambiental, mas atualmente já existem verbas disponibilizadas também pelo FUNDRHI – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, aprovados pelos Comitês de Bacia Guandu, Rio Dois Rios e Lagos São João.

Atualmente o programa acontece nas regiões hidrográficas do Médio Paraíba do Sul e Piabanha, além de estar concluindo a contratação para acontecer na Baía de Ilha Grande, na Baía de Guanabara e na Baía do rio Guandu.

No âmbito da região hidrográfica do Guandu, o Agenda Água na Escola estará presente em oito municípios: Queimados, Paracambi, Rio Claro, Seropédica, Eng. Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Mangaratiba e Itaguaí. Serão selecionadas duas escolas por município, e em cada uma serão formadas turmas compostas por pelo menos 20 alunos e 8 professores. Dessa forma, chega-se a um número total de 16 escolas, 320 alunos e 128 professores atingidos, além de técnicos e lideranças locais que aderirem ao projeto.

São nossos parceiros os comitês de bacia:
CBH Guandu, CBH Médio Paraíba do Sul, CBH Baía da Ilha Grande, CBH Piabanha, CBH Dois Rios e CBH Baía de Guanabara, Escritórios Avançados da Agevap e as Prefeituras: Resende, Barra Mansa, Petrópolis e Teresópolis. São parceiros executores regionais: ONGs Nosso Vale Nossa Vida, GEMA – Grupo de Educação para o Meio Ambiente, Consórcio Intermunicipal BNG2, em processo de contratação a UNIGRANRIO.
 
Sobre os Kits de Monitoramento
Uma das ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do conhecimento se dá por meio da utilização de Kits de análise da qualidade da água. Estes kits são desenvolvidos para serem utilizado, especialmente, por alunos a partir da quinta série ou comunidades em geral, que desejam ter uma informação sobre o estado de um determinado curso d’água.

As análises realizadas por estes kits (pH, fósforo total, nitrogênio amoniacal, cor, turbidez, Cloro livre, ferro, ortofosfato, nitrogênio amoniacal, cloreto, dureza total, oxigênio dissolvido, temperatura), demonstram a realidade do corpo d’água, e quais os caminhos deverão ser seguidos, visando a sua recuperação.

Vale destacar que estes kits devem ser utilizados com o propósito de orientar e indicar para os seus usuários a presença/ausência de poluentes no corpo d’água, não podendo ser utilizados como punitivos. Esta restrição se dá pelo fato destes kits serem semi-quantitativos, ou seja, informam faixa de valores pré-determinadas. Para uma ação efetiva, com propósitos de fiscalização, deve-se recorrer a análises realizadas por laboratórios credenciados.

Após a análise realizada pelos kits, os participantes descobrem de imediato o estado em que a aquele corpo d’água se encontra, podendo assim discutir com os Educadores e refletir sobre as ações desejáveis para aquele curso d'água e região. 
 
Coordenação Geral Agenda Água SEA/INEA: Fatima Casarin
Assistente: Márcia Villela
Contato: (21) 2332-5600 / (21) 98596-5789
Email: agenda.agua@gmail.com